Pesquisas Eleitorais

 
Encontre aqui sua Pesquisa
Pesquisa

 Flavio Dino permanece na liderança no Maranhão e abre maior vantagem sobre Lobão Filho

20/09/2014

​Segunda pesquisa realizada pelo IBOPE Inteligência a pedido da TV Mirante mostra Flavio Dino (PC do B) na liderança da disputa pelo governo do Maranhão, tendo agora maior vantagem em relação ao segundo colocado. Dino apresenta agora 48% das intenções de voto no estado – crescimento de 6 pontos percentuais (p.p.) em relação à pesquisa realizada no início do mês. Em segundo lugar, permanece o senador Lobão Filho (PMDB), mencionado por 27% do eleitorado maranhense (3 p.p. a menos que na pesquisa passada). Os demais candidatos (Pedrosa, do PSOL; Prof. Josivaldo, do PCB; Saulo Arcangeli, do PSTU; Zeluis Lago, do PPL) têm, juntos, 1% das respostas. Brancos e nulos somam 8%; já aqueles que não sabem ou não respondem atingem 16%.

Considerando que Flavio Dino tem 48% das intenções de voto, contra 28% da soma das menções aos demais candidatos, pode-se afirmar que se as eleições fossem hoje, Dino venceria a disputa no primeiro turno.

Destaque por segmentos
As intenções de voto em Flavio Dino crescem em todos os segmentos analisados, com destaque para os entrevistados de 35 a 44 anos, entre os quais vai de 32% para 49% das menções. Neste segmento, Lobão Filho perde 9 p.p., tendo agora 30% das intenções de voto.

O candidato do PC do B obtém seu melhor desempenho entre eleitores com curso superior (53%). Já as intenções de voto no peemedebista são mais homogêneas entre os segmentos analisados.

Intenção de voto espontânea
Espontaneamente, ou seja, quando não é apresentado o disco com os nomes dos candidatos ao governo do Maranhão, o candidato pelo PC do B é citado por 42% dos entrevistados (crescimento de 5 p.p. em relação à pesquisa do início de setembro), contra 25% das menções ao senador Lobão Filho. Aqueles com intenção de votar em branco ou anular o voto são 7%; já 24% não sabem dizer espontaneamente ou não respondem em quem votariam (queda de 5 p.p.).

Expectativa de vitória
Independentemente das intenções de voto, 49% do eleitorado maranhense acredita na eleição de Flávio Dino em outubro (crescimento de 8 p.p. em relação à primeira pesquisa). Já Lobão Filho é citado por 27% (3 p.p. a menos). Não sabem ou não respondem 24% dos entrevistados.

Segundo turno
O IBOPE Inteligência também simulou uma disputa de segundo turno entre Flavio Dino e Lobão Filho. Hoje, Dino venceria a disputa com 51% das intenções de voto, contra 30% das menções ao peemedebista.

Rejeição
Lobão Filho permanece com o maior índice de rejeição, citado agora por 31% dos entrevistados como um candidato em quem não votariam de jeito nenhum (8 p.p. a mais do que no início de setembro). O candidato do PC do B é mencionado por 13% (oscilação negativa de 1 p.p.), enquanto os demais candidatos apresentam índices que variam entre 6% e 10%. Eleitores que declaram possibilidade de votar em qualquer um dos candidatos somam 9%; outros 38% não opinam. Nesta questão, o entrevistado poderia citar o nome de mais de um candidato.

Intenção de voto para o Senado
Há cerca de duas semanas para as eleições, é elevado o percentual de eleitores maranhenses que não opinam sobre quem votariam para senador: 29%, 3 p.p. a menos que na primeira pesquisa. Com a oscilação negativa das menções a Gastão Vieira (PMDB) e o crescimento de Roberto Rocha (PSB), há, neste momento, empate técnico na liderança da disputa pela vaga ao senado: o candidato do PMDB tem 26% (menos 3 p.p. que no início de setembro), enquanto o peessebista apresenta 24% das menções (eram 19%). Os demais candidatos apresentam até 3% das menções cada; brancos e nulos são 13% (crescimento de 5 p.p.).

Espontaneamente, 44% dos entrevistados não mencionam espontaneamente em quem votariam para senador (eram 51% no início do mês). Gastão Vieira e Roberto Rocha são lembrados por 19% do eleitorado cada (na pesquisa anterior, o primeiro tinha 20%, e o segundo, 10% das intenções de voto espontâneas). Brancos e nulos somam 13%.

Intenção de voto para presidente
No Maranhão, a atual presidente e candidata à reeleição Dilma (PT) tem agora 60% das intenções de voto (oscilação positiva de 1 p.p. desde a primeira pesquisa). Marina Silva (PSB) é mencionada por 19% (queda de 5 p.p.), enquanto Aécio Neves (PSDB) é citado por 6% (na pesquisa anterior, eram 5%). Brancos e nulos somam 4%; já 9% dos entrevistados não opinam.

Na pergunta espontânea, 58% do eleitorado maranhense declara intenção de votar em Dilma (3 p.p. a mais que na primeira pesquisa no estado). Marina Silva é lembrada agora por 18% (eram 21%), contra 7% que citam Aécio Neves. Aqueles que não sabem ou preferem não responder somam 11% (queda de 4 p.p.), enquanto 5% têm intenção de votar em branco ou nulo.

Avaliação da atual administração
Nesta pesquisa, a maioria relativa dos entrevistado avaliam negativamente (soma das menções ruim e péssimo) a maneira de administrar da governadora Roseana Sarney: 40% (8 p.p. a mais que no levantamento anterior). A atual gestão é avaliada como regular por 28% (eram 33%), e como ótima ou boa por 24% (eram 32%). A maneira com que vem administrando o estado é desaprovada por 54% do eleitorado (4 p.p. a mais), contra 34% que a aprovam e 12% que não opinam a respeito.

Selecione uma das opções abaixo para ver os resultados detalhados.

 

Rodada atual                         Histórico de Rodadas


                       

  

Período de campo: a pesquisa foi realizada entre os dias 17 a 19 de setembro de 2014.
Tamanho da amostra: foram entrevistados 1204 eleitores.
Margem de erro: a margem de erro estimada é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra. O nível de confiança utilizado é de 95%.
Solicitante: pesquisa contratada pela TELEVISÃO MIRANTE LTDA.
Registro: registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão sob registro nº MA-00052/2014 e no Tribunal Superior Eleitoral sob protocolo nº BR-00696/2014.
Data de Publicação:21/09/2014